quarta-feira, 21 de julho de 2010

Maiwu realiza curso de formação de gestores indígenas em Mato Grosso

Com objetivo de iniciar a formação política e técnica de gestores indígenas, visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades e o fortalecimento do movimento e das organizações indígenas, o Instituto Maiwu está desenvolvendo o Curso de Formação de Gestores e Gestoras Indígenas do Mato Grosso. Seu início foi em janeiro deste ano e se estende até o mês de novembro.

O presidente do Instituto Maiwu, Audecir Arara, explica que a realização do curso era uma proposta antiga da entidade, mas que só foi possível com o apoio do Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), ligado a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Também foram fundamentais parcerias com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC).

Estruturado em cinco módulos presenciais, o curso conta com a participação de 27 lideranças indígenas escolhidos por suas comunidades e associações, representantes dos povos: Apiaká, Arara, Bakairi, Bororo, Guató, Chiquitano, Cinta Larga, Ikipeng, Kayabi, Karajá, Panará, Rikbaktsa, Tapajuna, Tapirapé, Umutina, Xavante, Yawalapiti, Zoró.

Para Audecir Arara, o curso é uma forma de capacitar os indígenas para elaborar e gerenciar projetos bem como suas próprias associações. “Nós pensamos no curso para que os indígenas possam propor projetos para sua comunidade mas também gerenciar suas organizações”, explica. “A gente visitará comunidades para ver como está na prática a aplicação do curso e ajudar no que for possível”, complementa.

Nenhum comentário: