quarta-feira, 21 de julho de 2010

Formação de gestores é uma necessidade para comunidades indígenas

Para Audecir Arara, presidente do Instituto Maiwu, existem muitos editais e fontes de financiamento disponíveis para ajudar as comunidades, inclusive as indígenas, porém, o que falta são cursos de formação e fazer com que essas informações cheguem nas aldeias. “Existem muitos projetos, mas nem sempre as comunidades vêem os editais por falta de acesso a informação”, explica. “O Maiwu quer fortalecer a nossa rede de contato para repassar melhor e mais informações às comunidades”, esclarece.

Vários povos já desenvolvem projetos em suas comunidades através das associações e parcerias com organizações indigenistas e órgãos governamentais (como é o caso dos índios Zoró, Rikbaktsa, Karajá e os próprios índios Arara, da região Noroeste de Mato Grosso) mas essa ainda não é a realidade da maioria dos povos indígenas de Mato Grosso. As lideranças do Instituto Maiwu acreditam que as comunidades, ao desenvolverem projetos e fortaleçam atividades econômicas terão condições de melhorarem outras áreas como a saúde e a educação.

“Hoje, índio na aldeia ou é professor, ou é agente de saúde ou trabalha com artesanato ou ainda trabalham para fora. Nós queremos alternativas de desenvolvimento econômico para mudar essa realidade para melhor”, finaliza Audecir Arara.

Nenhum comentário: