Por Francisca Navantino Paresí
O Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso no cumprimento do seu papel institucional realizará nos dias 10 a 12 de novembro de 2010, um “Seminário da educação escolar indígena – Territórios Educacionais: Uma construção coletiva”. O seminário se destinara aos conselheiros do CEI, representantes indígenas, lideranças, diretores das escolas indígenas, professores, gestores públicos e instituições que atendem direto e indiretamente os povos indígenas. Tem como finalidade promover um debate, dar esclarecimentos e informações a respeito dos novos encaminhamentos da política de educação escolar indígena pós Conferencia Nacional de Educação Escolar Indígena – CONEEI, realizada em novembro de 2009.
O Seminário abordará os temas e assuntos pautados pelos povos e suas comunidades nos últimos anos e que foram devidamente discutidos e aprovados na referida conferencia por mais de 50 mil participantes. Em Mato Grosso tivemos aproximadamente 25 mil pessoas indígenas que participaram deste processo participativo e democrático, onde os povos e suas comunidades puderam discutir a realidade da educação escolar e apresentar suas propostas de melhoria para a escola indígena. Neste aspecto a proposta dos Territórios Etno-educacionais foi apresentada aos povos atendendo a uma antiga reivindicação do movimento indígena quanto ao “atual modelo” de gestão das escolas indígenas, que na perspectiva dos povos não atende a sua realidade sócia cultural, econômica e política das comunidades.
O Seminário contara com as presenças da profª Maria Helena Fialho da Coordenação Geral da Educação Escolar Indígena da FUNAI de Brasília, e do Professor Gersem Luciano Baniwa da Coordenação Nacional da Educação Escolar Indígena do MEC/Brasília, os quais irão proporcionar um debate e discussões sobre o tema, pois os mesmos são os protagonistas institucionais que vem promovendo em todo o território nacional as reuniões e os seminários com os povos indígenas, gestores públicos, instituições e demais entidades não governamentais nos encaminhamentos das deliberados da Conferencia Nacional da Educação Escolar indígena.
E atendendo as expectativas dos povos indígenas deste Estado que ainda não foram contemplados com os devidos esclarecimentos e informações, neste seminários onde terão a oportunidade de poder participar e propor novos encaminhamentos no âmbito de suas comunidades.
SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – TERRITÓRIOS ETNO-EDUCACIONAIS
“Uma construção coletiva” – Dias 10 à 12 de novembro de 2010
PROGRAMAÇÃO
• Dia 10 – Manhã – 9 horas
- Abertura
- Assinatura dos Diplomas de Magistério do Curso Haiyô – Escola Estadual Indígena Malamalali (Povo Paresi).
- Palestra da Profª Rosa Neide Sandes de Almeida – Secretária de Estado de Educação “A educação escolar indígena no contexto das políticas educacionais de MT”.
- Almoço – 12 horas
• Dia 10 – Tarde – 14 horas
- Reunião Ordinária – presidida pelo Filadelfo de Oliveira Umutina
- Eleição da nova diretoria
- Posse da diretoria
- Intervalo
- Histórico do Conselho de Educação Escolar Indígena – Profª Francisca Navantino Paresi
- Encaminhamentos da Reunião –
- Encerramento
• Dia 11 – Manhã – 9 horas
- Apresentação da nova diretoria
- Palestra “A educação escolar indígena no contexto das políticas indigenistas” – profª Maria Helena Fialho – Coordenadora Geral da Educação escolar indígena da FUNAI-Brasilia-DF.
- Palestra “A educação escolar indígena e os Territórios Etno-educacionais” – Prof. Dr. Gersem Luciano Baniwa – Coordenador da educação escolar indígena do MEC-Brasília.
- Debates
- Almoço – 12 horas
• Dia 11 – Tarde – 14 horas
- Apresentação da Situação da educação escolar indígena em MT – prof. Filadelfo de Oliveira Umutina
- Territórios Etno-educacionais em MT - Prof. Félix Adugo – Coordenador da EEI da SEDUC-MT
- Intervalo
- Reunião Ordinária – presidida pelo presidente
- Encaminhamentos da Reunião –
- Encerramento
• Dia 12 – Manhã – 9 horas
- Reunião Ordinária
- Encaminhamentos dos conselheiros – Relato da realidade regional
- Informes gerais
- Almoço – 12 horas
• Dia 12 – Tarde – 14 horas
- Grupos de Trabalho - Elaboração da agenda de trabalho do CEI
- Apresentação das prioridades
- Intervalo
- Encerramento final
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