terça-feira, 14 de setembro de 2010

O ponto de vista de uma nova liderança indígena*

O curso de gestores (as) indígenas de Mato Grosso proporcionou para mim a oportunidade de conhecer melhor a realidade de mais ou menos a metade da população indígena de Mato Grosso. Através de cada representante dos povos que se fazem presente neste curso eu pude conhecer e entender melhor as políticas públicas que se tem para a população indígena.

O contexto do curso contribui muito para o meu crescimento pessoal, pois aprendi a lidar melhor com pessoas de um jeito mais completo. A partir do momento que recebi as ferramentas necessárias para elaboração de projeto isso irá futuramente contribuir para o meu crescimento pessoal em si, enquanto liderança indígena mas também da população indígena.

Para o meu povo essa é uma das oportunidades que tivemos para que pudéssemos nos capacitar para enfrentar o desenvolvimento dos povos indígenas como um todo.

Isso provará para os governantes e populações dominantes que nós temos capacidade de sermos preparados para ficar a frente das situações que são do nosso interesse (populações indígenas).

* Sebastião Mendes de Arruda – Chiquitano– Aldeia Acorizal

Nenhum comentário: