sábado, 10 de maio de 2008

Instituto Maiwu irá realizar Seminário Estadual

Depois de três dias de debates, no Seminário Estadual sobre o Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico de MT, realizado em Cuiabá/MT. Representantes indígenas chegaram a conclusão da necessidade de se realizar um seminário específico para os povos indígenas.
As propostas contidas no zoneamento afetam diretamente as populações indígenas e suas terras.
"Somos mais de 40 povos. Quase 70 áreas indígenas. É impossível para nós que estamos aqui falar da terra e da realidade de outro povo. Precisamos de um encontro específico com todos os povos indígenas do Estado", explicou Mariléia Taiua, do povo Bakairi.
A solicitação foi entregue diretamente ao Secretario de Planejamento, Yenes Magalhães, que garantiu total apoio a essa iniciativa. "Não só vou apoiar como estarei presente neste seminário", em resposta ao convite de Estevão Bororo, um dos coordenadores do Instituto Maiwu.
A iniciativa contou com o apoio dos povos Bakairi, Bororo, Ikpeng, Kaiapó e Xavante. Outros povos que não estiveram presentes no seminário também já manifestaram apoio a realização do evento: Apiaká, Karajá, Paresi, Rikbaktsa e Umutina.
A data ainda não foi definida, mas os organizadores trabalham com um prazo máximo de 40 dias para a sua realização.

Nenhum comentário: