A formação do curso de gestores indígenas no estado de Mato Grosso está sendo realizado no município de Barra do Bugres na escola Agrícola em 2010. Tem como objetivo capacitar em varias áreas como no movimento indígena nacional. Tratou da legislação indígena que consta na Constituição Federal de 1988 e demais outros temas.
Portanto, desde o início da aula até terceiro módulo vem tratando principalmente na elaboração de projeto tanto na teoria como na prática. E com esse curso venho acreditando no desenvolvimento de cada conteúdo porque observo que os alunos estão progredindo. Para mim o curso está sendo rico e fundamentalmente com clareza e também enriquece meu currículo profissionalizando não só para isso mas também para defender o interesse do povo de forma coletiva, pois com isso o trabalho será transparente, ou seja terá todo o apoio da comunidade.
Através desse curso estou programando uma oficina de capacitação junto com parceria com o CIMI e comunidades da aldeia Santa Izabel – Tocantins, com o objetivo de tratar os seguintes tópicos: constituição federal de 1988 e a Convenção 169 da OIT, da Administração Pública, Políticas Públicas, levar para dentro da comunidade através da Educação porque somente através da educação, nós, indígenas, acompanharemos as mudanças que vem ocorrendo rapidamente e tudo isso é preocupante para a comunidade. O resultado disso será em breve a realização de oficina, porque vejo as dificuldades que as comunidades se encontram que é a falta de preparação e capacitação aos indígenas.
*Mawysi Karajá, aldeia Santa Isabel – Ilha do Bananal – TO
Nenhum comentário:
Postar um comentário