O curso de gestores e gestoras indígenas de Mato Grosso é realizado pelo Maiwu em parceria com a Unemat e outros órgãos com apoio do PDPI (Projetos Demonstrativos para Povos Indígenas). Está dividido em cinco módulos presenciais com trabalhos de dispersão nos períodos intermediários. A sua implementação responde às necessidades e anseios das comunidades indígenas do Estado.
O curso contribui diretamente no fortalecimento das nossas associações e das nossas comunidades, pois nos oferece ferramentas eficientes na elaboração de projetos e seus devidos acompanhamentos.
No entanto, esta capacitação também nos enriquece ofertando uma visão panorâmica da conjuntura política deste país. E isso nos permite uma análise crítica da situação atual com capacidade de discutir, propor, sugerir e colaborar na construção de políticas públicas que atendam às demandas das nossas comunidades.
Além disso, o curso de gestores e gestoras indígenas de Mato Grosso é um investimento que resultará na melhoria de vida nas aldeias e principalmente na aquisição de conhecimento, ferramenta indispensável na luta pela autonomia e seu protagonismo.
Como representante, indicado ela organização da minha comunidade, assumi o compromisso de ingressar e concluir este curso com objetivo de adquirir conhecimento e usá-lo em benefício da aldeia, buscando meios, apontando caminhos e tentando resolver ou amenizar os problemas existentes na comunidade ou que afetem direta e indiretamente o meu povo. E principalmente desenvolver aquilo que estou sendo capacitado a fazer: elaborar, executar e gerenciar projetos coletivos que visem a sustentabilidade e melhores condições de vida na comunidade.
Particularmente é uma grande conquista que só é possível pela minha força de vontade, esforço e dedicação.
*Valdevino Harison Amajunepá - Umutina– Aldeia Umutina–MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário