terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fortalecimento do povo Apiaká*

O curso de formação de gestores indígenas do Mato Grosso, realizado pelo Instituto Maiwu está trazendo novas informações como nas políticas públicas indigenista, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente, fazendo com que nós tenhamos um conhecimento para que possamos desenvolver atividades de acordo com a nossa realidade, principalmente na nossa comunidade, organizações e associações indígenas, fortalecendo as nossas articulações para trazer melhorias.

Pra os povos indígenas seria melhor se o curso tivesse sido realizado há 20 anos. Assim muitas coisas que aconteceu e está acontecendo nos nossos territórios e com certeza as comunidades teriam bons projetos e uma boa política para defender os nossos direitos no nosso país que é o Brasil e principalmente no estado de Mato Grosso.

Pra nós, Povo Apiaká, o curso está sendo muito importante principalmente pra aldeia Mayrowi e aldeia Pontal, que ficam no município de Apiacás e estão em processo de demarcação. E também fazendo com que tenhamos uma visão bem ampla na parte de administração, coordenação, na associação e elaboração de projetos.

Mas temos a aldeia Mayrob, que é do mesmo povo que fica no município de Juara, que tem associação e desenvolve projetos de resgate a cultura e de extração sustentável de castanha-do-Brasil, que vem trazendo melhorias de vida para a comunidade. Além disso, existe outros projetos em fase de articulação e aprovação.


* Romildo Tukumã Santana, da aldeia Mayrowi – Apiaká – 20 anos e Edilson Krixi Morimã, presidente da Associação Comunitária Indígena da Aldeia Mayrob (ACAIM) – Apiaká – 26 anos

Nenhum comentário: