Gersem Baniwa foi o palestrante convidado pelo Instituto Maiwu para falar sobre o movimento indígena contemporâneo. Natural do Amazonas e da etnia Baniwa, Gersem é formado em Filosofia e mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília. Além disso sua experiência de ter sido secretário municipal da educação e um dos fundadores da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) trouxe bastante riqueza ao debate.
Baniwa explicou que “não existe livro didático nem professor formado para dar aulas de Movimento Indígena” e que é a vivência política e o seu ponto de vista dele que ele expõe e que todos tem o direito de concordar ou discordar. “Sou um militante político. E não se faz política sem posição”, complementou.
As aulas tiveram ainda outros instrutores como a professora de Direito Agrário e Ambiental da UNEMAT Sandra Lima, que tratou sobre Direitos Indígenas e Ambientais, o administrador Luís Eustórgio, que mostrou a importância de as comunidades indígenas se organizarem em associações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário